quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sete milhões de crianças americanas com menos de 13 anos usam o Facebook

De acordo com as conclusões de um inquérito realizado pela revista americana “Consumer Reports”, 7,5 milhões de americanos que usaram o Facebook em 2010 têm menos de 13 anos, a idade mínima recomendável pela própria rede social para o registo no site.

Destes 7,5 milhões, a “Consumer Reports” indica que cinco milhões têm menos de 10 anos e que utilizam a rede social com pouca ou nenhuma supervisão dos pais. Isto é ainda mais relevante quando se sabe que, durante o mesmo período, um milhão de pessoas foram ameaçadas, assediadas online ou vítimas de cyberbullying.

O processo de verificação de idade quando alguém se regista no Facebook tem por base a honestidade, mas qualquer criança com menos de 13 anos pode contornar o sistema mentindo. Não é pedida qualquer confirmação, como o número de identificação fiscal ou número de cartão de crédito.

Nos EUA esta questão é muito polémica, uma vez que as crianças com menos de 13 anos estão protegidas pelo Federal Children’s Online Privacy Protection Act, que data de 1998, e que proíbe sites de publicarem informações acerca de menores. O que acontece nestes casos é que quando são as próprias crianças a mentirem para estarem presentes online, estas ficam numa espécie de vazio legal e as regras de segurança ficam subvertidas.

Em resposta às conclusões deste inquérito levado a cabo para a edição de Junho da revista “Consumer Reports”, o Facebook anunciou que “não há uma solução única para garantir que as crianças não possam contornar o sistema ou mentir sobre a idade. Agradecemos a atenção que este tipo de relatórios e que outros peritos conferem ao assunto e acreditamos que isto irá dar mais uma oportunidade aos pais, professores, especialistas em segurança e aos serviços de Internet para se focarem nesta área, com o objectivo último de manterem em segurança os mais jovens”.

Um dado curioso acerca deste estudo: os pais das crianças com mais de 10 anos que têm uma página no Facebook parecem mais preocupados que os pais de crianças com perfil no Facebook com menos de 10 anos.

Apenas 18 por cento (dos pais com crianças com menos de de 10 anos com perfil no Facebook) pediram amizade aos seus filhos na rede social (uma forma de controlarem as suas atividades). Por comparação, 62 por cento dos pais com filhos entre os 13 e os 14 anos fizeram-no. E apenas 10 por cento dos pais com filhos de 10 e menos anos tiveram conversas francas com eles acerca dos seus comportamentos online, de acordo com este relatório.

Os pais de crianças com menos de 10 anos talvez se preocupem menos com a possibilidade de estes procurarem online conteúdos como pornografia, violência ou salas de chat potencialmente perigosas, mas a verdade é que o simples fato de estas crianças estarem online é, só por si, um fato de risco para a sua segurança, uma vez que ficam expostos a predadores sexuais e ainda são muito ingénuos para o entender.

Para além disso existe ainda o perigo de haver preocupações de privacidade, como o fato de as crianças poderem escrever online a morada de casa e mostrarem fotografias que não deviam estar à vista dos demais.


e muito mais no ' Fique por dentro Creative '

Nenhum comentário:

Postar um comentário